Valorizo muito meus avós. O conhecimento que absorvi graças a eles foi um indispensável suplemento para o desenvolvimento do meu caráter na adolescência, e na formação da minha visão de mundo. Neste texto, tratarei de explicar porquê os avós têm um papel importantíssimo no desenvolvimento dos netos, e falarei sobre como aproveitar bem essas figuras tão especiais.
Gostaria de esclarecer que, mesmo os avós tendo uma função importante na família, não substituem os pais, assunto o qual não cabe a este texto.
Passei considerável parte de minha infância com meus avós, fazendo com que desenvolvesse enorme afeto por eles. Diversas vezes brincava com meu avô: montávamos Lego, jogávamos bola, acompanhávamos os jogos do nosso time favorito, íamos ao sítio explorar a mata, dentre outras brincadeiras. Também passei muito tempo com minha avó, que cuidava de mim, preparava aquele renovador café da tarde - costume que se perpetua até os presentes dias - e contava as mais divertidas histórias.
Isso facilitou, na fase adolescente de minha vida, a aprendizagem de grandiosas lições de moral. A intimidade desenvolvida na infância tornou os debates mais naturais, fazendo com que absorvesse mais coisas. Não só questões morais, mas também História e Geopolítica, assuntos que não podiam faltar nas conversas com meu avô. Durante a adolescência, minha sede por conhecimento foi muitas vezes saciada nessas conversas. Através dele, tive, por exemplo, a oportunidade de ter uma visão diferente sobre a Ditadura Civil Militar: a visão micro. Suas experiências de vida, passadas a mim, serão com certeza usadas em algum ponto de minha vida.
Até hoje converso bastante com meus avós e aprendo sempre coisas novas. Visito eles semanalmente, pois compreendo que, devido a solidão da velhice, eles são muitas vezes carentes, e assim tanto eu quanto eles saem ganhando. É interessante separar um tempo para interagir com os avós, é uma prática que recomendo fortemente.
Os avós podem ensinar coisas valiosas para a vida através de suas experiências, por isso, é muito importante dar valor a eles e respeitá-los. Espero que a partir deste texto, as pessoas passem a considerar maior interação com os avós, e que levem consigo grande aprendizado.
Me deixou com mais vontade de ter conhecido os meus avôs!
ResponderExcluirMas há sempre alguém mais velho que tem algo a nos ensinar, ás vezes nem precisa ser um familiar!
ExcluirObrigado!