17 de maio de 2014

Zoológico de Maconheiros

A mente humana tem um potencial gigantesco. Através dela, é possível pensar, raciocinar, interagir e fazer coisas extraordinárias. É bonito ver obras de arte, músicas, carros, edifícios, todos feitos por pessoas. Penso que a capacidade de raciocinar é o que difere o ser humano dos outros animais, portanto, quando o indivíduo passa a não ter tal capacidade, ele se transfigura em um mero animal. Há diversas maneiras de se fazer isso, uma delas, é fumando maconha.

A droga
Não inventei isso. Estudos comprovam que o uso da droga, mesmo que casualmente, provoca a diminuição das habilidades mentais e motoras. Em outras palavras, o indivíduo, aos poucos, perde a habilidade de pensar, raciocinar, interagir. E a cada dia que passa, se torna menos humano.

Apesar disso, há pessoas que apoiam a prática. Muitas delas fumam por influência de amigos ou de figuras famosas. Referências não faltam, vários pensadores, artistas e escritores defenderam ou defendem o uso da maconha como ferramenta para "descobrir o sentido da vida" ou para "abir a mente". Curioso é o fato de que eles afirmam ter a mente aberta, mas quando estão "chapados", não conseguem resolver uma equação matemática.

Um dos argumentos usados para defender a prática, é de que o ato de fumar não influência alheios. Discordo. Vivemos em uma sociedade e nossas ações são perceptíveis a outras pessoas. Por exemplo, para a erva chegar nas mãos do usuário, muitas crianças ou adolescentes abandonaram a escola para transportar o material. A maconha, portanto, também está relacionada a problemas sociais.

A legalização da maconha, se fosse aplicada ao Brasil, causaria a diminuição dos gastos com o proibicionismo, dinheiro que poderia ser revertido em outras áreas. Além disso, suavizaria os problemas sociais relacionados ao tráfico de drogas. No entanto, uma vez que permitida a prática, o número de usuários cresceria consideravelmente, e, do ponto de vista social, teríamos uma camada jovem debilitada e futuros profissionais mentalmente enfraquecidos (levando em consideração que os efeitos negativos da maconha são maiores nos jovens).

O uso de drogas é uma prática maléfica, que vicia e gera problemas de saúde. Muitos jovens e adultos pensam que as drogas trazem paz para a vida, mas elas se limitam a provocar o prazer instantâneo e fugaz.

A verdadeira paz, tranquilidade e felicidade, está em poder relaxar com minha família e amigos, curtindo a vida sóbrio, com pleno controle das minhas ações, livre pra pensar, agir e fazer coisas incríveis.


Fontes e Referências





4 comentários :

  1. Há realmente muitas outras formas de ser feliz e estar em paz do que fumando maconha. Ótimo texto :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas delas estão a tão fácil acesso, a família e os amigos por exemplo.
      Obrigado!

      Excluir

"Use este espaço para expor seu ponto de vista sobre o texto. Esteja ciente que seu comentário será moderado por mim."